quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pesquisa pessoal de Plantas com Fins Medicinais

Nogueira (Juglans regla L.) - Livro “Plantas Medicinais – Volume 2” (pág. 505-507)


1. Propriedades e indicações:

Fruto da Nogueira
As folhas e a nogalina (cascas verdes dos frutos) contêm uma propriedade fortemente adstringente e propriedades anti-sépticas, cicatrizantes, tonificantes, vermífugas e hipoglicemiantes. Algumas das suas principais aplicações são:

• Transtornos digestivos: A sua acção adstringente faz com que as folhas da nogueira e a nogalina (casca verde) se tornem úteis em todos os casos de diarreia, gastrenterite, colite, desarranjo intestinal e flatulências (1).
A sua acção tonificante sobre os órgãos da digestão manifesta-se por um aumento do apetite, uma maior rapidez de passagem de alimentos pelo estômago, e uma maior secreção de bílis e suco pancreático.
• Transtornos ginecológicos: A leucorreia (corrimento branco), a cervicite ou colpite (inflamação do colo do útero) e as úlceras do colo do útero constituem a aplicação mais importante da nogueira. A sua acção anti-inflamatória e anti-séptica é muito eficaz quando se administra em forma de irrigação vaginal (3). No entanto, é melhor consultar um ginecologista antes de aplicar qualquer tipo de tratamento. As irrigações vaginais nunca devem ser aplicadas durante a gravidez. Para obter um efeito mais intenso, recomenda-se tomar a infusão (1), além das aplicações locais.
• Afecções da pele e das mucosas: A aplicação de uma decocção de folhas de nogueira ou de nogalina (casca verde) sobre a pele é muito benéfica sempre que se pretenda uma acção adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória: eczema, impetigo (crostas amarelas), foliculite, tinha, chagas e úlceras que não cicatrizam. As frieiras, as anginas, as faringites, as conjuntivites e as hemorróidas, são outras das muitas afecções que melhoram notavelmente com a sua aplicação (3).
Nozes
• Parasitas intestinais: A acção vermífuga é mais intensa nas cascas dos frutos verdes (nogalina) do que nas folhas (2).
• Diabetes: As folhas e a casca do fruto têm um suave efeito hipoglicemiante (fazem descer o nível de açúcar no sangue) (1). Ainda que só por si se tornem insuficientes para o tratamento da diabetes, podem ser um complemento útil de outras medidas dietéticas, pois permitem reduzir a dose de fármacos antidiabéticos.

As sementes dos frutos, isto é, as nozes são de recomendar àqueles que sofram de esgotamento, astenia ou transtornos do sistema nervoso. O consumo habitual destas sementes reduz o nível do colesterol no sangue.



2. Preparação e emprego:
  • Uso Interno
(1)-Infusão com 10-20 g de folhas e/ou nogalina (cascas verdes) por litro de água. Tomas 3-4 chávenas por dia. Esta infusão não se deve ingerir juntamente com outras plantas ou preparados farmacêuticos que contenham sais de ferro, gelatina, mucilagens ou alcalóides, que podem neutralizar as suas propriedades. O ideal é tomá-la sozinha, ou adoça-la com mel se necessário.
(2)-Decocção com 20 g de nogalina (cascas verdes) por litro de água. Ingerem-se como vermífugo duas chávenas diárias.
  • Uso Externo
(3)-Decocção com 100 g de folhas e/ou nogalina (cascas verdes) num litro de água, fazendo-a ferver durante 15 minutos. Aplica-se em irrigações vaginais, em lavagens à uretra, lavagens aos olhos (conjuntivite), em banhos de assento (hemorróidas), em lavagens ou compressas sobre a pele, ou em gargarejos (faringite). Recomenda-se duas a três aplicações por dia.
----------------------------------------------------------------------------------------

Sites Consultados:

Sem comentários:

Enviar um comentário