quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pesquisa pessoal de Plantas com Fins Medicinais

Vários tipos de abóbora
A abóbora é o fruto da aboboreira, pertencente à família Cucurbitaceae. A abóbora é um legume saboroso que pode ser usado de diferentes maneiras em diferentes pratos. Esta apresenta os seguintes benefícios:


  • ajuda a prevenir as doenças cardíacas
  • ajuda a prevenir problemas de visão
  • acne
  • inibe  a fome e a vontade de comer
Esta apresenta um conjunto de nutrientes que são essenciais e podem ajudar na prevenção de algumas doenças, tais como:
  • Betacaroteno

Este é um pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir o cancro, aumenta a imunidade, aumenta o brilho dos cabelos, fortalece as unhas, actua no metabolismo de gorduras, ajuda a melhorar a visão, principalmente a nocturna e ainda ajuda a manter a pele hidratada e dá elasticidade à mesma.O betacaroteno também é favorece a obtenção de uma pele bronzeada e prolonga esse mesmo efeito. Uma xícara de abóbora cozida contém 8,7 mg de betacaroteno. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia.
  • Fibras

Rica em fibras solúveis e insolúveis, sendo que a solúvel pode ajudar a controlar os níveis de LDL (colesterol), e a fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.
  • Luteína

Esta previne a DMI (Degenerescência Macular da Idade), pode melhorar ou prevenir a degeneração ocular, ajuda a prevenir as cataratas e o cancro do cólon. A luteína é o principal antioxidante presente nas membranas oculares (retina e mácula). 
  • Magnésio

A abóbora são boas fontes deste mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, ajudar a prevenir a pressão arterial, os cálculos renais e a tensão pré-menstrual (TPM).
  • Potássio

Diminui os riscos de pressão arterial alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora fornece grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio.
  • Tiamina

É uma vitamina do complexo B importante para o cérebro. Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Ajuda a melhorar a memória e o humor. 
  • Vitamina B6

É rica nesta vitamina essencial do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.
  • Vitamina C

Poderoso antioxidante, pode prevenir as cataratas e algumas doenças crónicas. Favorece também a formação dos dentes e ossos. Uma chávena de abóbora tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.
Sites:
Observação: Pela pesquisa que realizei pode-se concluir que a abóbora é um legume que contém muitas propriedades essenciais para o nosso organismo. Este deve ser consumido regularmente, devido à quantidade de doenças que pode ajudar a prevenir. Este alimento pode ser consumido de várias formas, devido à sua versatilidade e variedade, como em saladas, em cozidos, em refogados, em sopas, em puré, em bolos, em pudins e em doces. As suas sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro. Por estas e outras razões, a abóbora deve ser um alimento a que deve dar prioridade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário