1. Propriedades e indicações:
As mucilagens conferem-lhe propriedades emolientes e laxantes. É indicado nos seguintes casos:
Malva |
- Prisão de ventre crónica - Actua como laxante não agressivo, inclusive em doses elevadas, que lubrifica o tracto intestinal. Recomenda-se especialmente para crianças pequenas e idosos.
- Afecções respiratórias - Tem efeito expectorante e antitússico, pelo que se prescreve nos catarros, gripes, bronquites, tosse irritativa ou seca, e em caso de asma.
- Afecções das mucosas e da pele - Aplicada localmente, ajuda a curar as faringites, as vaginites, as inflamações do ânus e do recto, os eczemas, a acne, os furúnculos, em geral, todas as irritações superficiais.
- Uso Interno:
- Uso Externo:
----------------------------------------------------------------------------------------
Cominho (Cuminum Cyminum L.) - Livro “Plantas Medicinais – Volume 2” (pág.449)
Cominho |
São aperitivos, digestivos e carminativos (fazem desaparecer os gases intestinais). Proporcionam um certo efeito galactogénio, ou seja, favorecem a secreção de leite nas mães que amamentam.
2. Preparação e emprego:
- Uso Interno:
-Pó: Em doses de um grama depois de cada refeição, dissolvido em água ou leite.
-Essência: Administrar de 1 a 3 gotas, três vezes ao dia.
3. Precauções:
A essência não deve ser dada a crianças pequenas , já que pode provocar-lhes convulsões.
----------------------------------------------------------------------------------------
Macieira (Pirus malus L.) - Livro “Plantas Medicinais – Volume 2” (pág. 513)
Maçã (fruto) |
- Antidiarreica: Têm a virtude de absorver as toxinas bacterianas que se produzem nos intestinos, além de desinflamar e secar a sua mucosa. São úteis em todo o tipo de diarreias, quer sejam leves quer complicadas colites, ou disenteria (emissão de fezes com muco e sangue). Dão bons resultados nas enterocolites produzidas por alimentos em mau estado (toxi-infecções alimentares), produzidas pelo microorganismo Salmonella. São muito recomendáveis nas gastrenterites infantis.
- Laxante: Tomada pela manhã, em jejum, dá bons resultados na prisão de ventre crónica ou habitual.
- Diurética e depurativa: Tem a capacidade de absorver as toxinas intestinais; dá também bons resultados nos eczemas crónicos da pela. Facilita a eliminação do ácido úrico, da ureia e de outros resíduos do metabolismo, pelo que é boa para os artríticos, reumáticos, gotosos e quem sofra de cálculos urinários. Recomenda-se ma dieta dos hipertensos juntamente com o arroz (dieta de Kempner), que contribui para a descida da pressão arterial e na retenção de líquidos (ver "Cura das maçãs").
- Hipolipemiante: Para se obterem resultados é necessário comer durante longos períodos (mais de três meses), duas a três maçãs por dia além de seguir outras medidas dietéticas contra o excesso de colesterol.
- Tonificante e equilibradora do sistema nervoso: Devido ao seu conteúdo em fósforo. É recomendável em caso de excitação, nervosismo, stress, fadiga mental. O efeito é suave e lento, mas seguro.
- Afecções digestivas e respiratórias;
- Obesidade;
- Cardiopatias (afecções do coração);
- Afecções renais;
- Hepatopatias (afecções do fígado);
- Artritismo;
- Arteriosclerose;
- Ajuda ainda a atrasar o processo de envelhecimento.
2. Preparação e emprego:
- Uso Interno:
-Sumo: Um copo diário de sumo de maçã, ao pequeno-almoço, assegura uma boa forma física. Pode-se misturar com sumo de limão ou de cenoura para obter melhores resultados revitalizantes.
-Decocção: Duas maçãs cortadas em pedaços e postas a ferver num litro de água, durante meia hora. O líquido resultante, açucarado caso se queira, recomenda-se aos doentes muito debilitados, antes de iniciar uma dieta sólida.
-Decocção de casca de macieira: Prepara-se com 50-100g de casca da árvore por litro de água. Tomam-se 3 a 5 chávenas por dia, como tonificante, febrífugo e adstringente.
-Decocção de folhas e flores: Faz-se com 50g por litro de água. Tomam-se 4 ou 5 chávenas diárias como diurético.
"Cura das maçãs" - Para reforçar o seu efeito em todas as indicações que mencionei, recomenda-se tomar, durante 3 a 5 dias, um a dois quilos de maçãs como único alimento. Podem-se comer raladas, cozidas ou assadas, sem adoçar. Esta cura repete-se de duas a quatro vezes por ano.
Dieta de Kempner - Durante um mês come-se exclusivamente maçãs e arroz, de preferência integral. Os resultados são excelentes em caso de hipertensão, excesso de colesterol, obesidade e afecções renais.
----------------------------------------------------------------------------------------
Castanheiro (Castanes Sativa Miller) - Livro “Plantas Medicinais – Volume 2” (pág.495)
Fruto do Castanheiro (Castanhas) |
A casca da árvore e as folhas têm duas propriedades:
- Adstringente: secam e desinflamam as mucosas. São muito úteis para cortar as diarreias agudas e para bochechar e fazer gargarejos nos casos de inflamação da boca e da garganta.
- Antitússica: Tanto aplicados localmente em gargarejos como em forma de tisana, acalmam a tosse rebelde devida à irritação das vias respiratórias (acção béquica). Têm também êxito no caso da tosse convulsa.
- Fornecem substâncias alcalinizantes, que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação pela urina, o que se torna útil para quem sofra de reumatismo por excesso de ácido úrico (artritismo) e aos que consomem carne em abundância.
- Muito conteúdo de sódio e elevada proporção de potássio. São úteis na dieta dos hipertensos e dos cardíacos.
- Uso Interno:
-As castanhas podem-se comer cruas, assadas ou cozidas. Para as crianças pequenas prepara-se uma papa muito nutritiva com castanhas bem cozidas e esmagadas.
-Bochechos e gargarejos: Fazem-se com a mesma decocção descrita para o uso interno. No caso de se querer adoçar, recomenda-se a utilização do mel.
----------------------------------------------------------------------------------------
Abóbora (Cucurbita Pepo L.) - Livro “Plantas Medicinais – Volume 2” (pág. 605)
1. Propriedades e indicações:
Abóboras |
As sementes da abóbora (pevides) apresentam as seguintes propriedades e indicações:
- Antiprostática: A afecção mais frequente da próstata, o adenoma (tumorização benigna), manifesta-se nos homens de idade madura por: perda de força do jacto da urina, polaquiúria (necessidade de urinar frequentemente e apenas uma pequena quantidade).
- Anti-inflamatória urinária: As sementes de abóbora actuam sobre a bexiga, desinflamando-a e descontraindo-a. Estas são indicadas em caso de cistite, infecções urinárias, incontinência urinária, cistocelo (desprendimento da bexiga), bexiga neurogénica (irritação que se manifesta por um desejo constante de urinar).
- Vermífuga: A eficaz acção vermífuga das sementes da abóbora é isenta de perigo. As pevides da abóbora são o ideal para as crianças que sofram de parasitas intestinais, em especial ténias ou lombrigas.
- problemas digestivos, como dispepsia (digestão difícil), acidez do estômago, prisão de ventre, fermentações ou putrefacções intestinais;
- hemorróidas, pela sua acção suavizante e ligeiramente laxante;
- afecções renais (como tratamento complementar): insuficiência renal, nefrite ou glomerulonefrite, edemas (retenção de líquidos), cálculos renais.
- Uso Interno:
-Quando se usam contra os parasitas intestinais, recomenda-se seguir o plano que passo a indicar: Fazer jejum durante 12 horas (bebendo apenas água), a começar na tarde anterior ao tratamento. Pesar de 200-400g de pevides com casca (para os adultos até 800g). Depois de descascadas, esmagam-se num almofariz. Pode-se acrescentar açucar escuro à pasta que se formou. Dividir esta pasta em 3 porções iguais, para o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Não comer outra coisa durante todo o dia, excepto cenoura que é também anti-helmíntica. Uma hora depois da terceira toma, administra-se um purgante. Observar as fezes. Se não tiver conseguido a expulsão dos parasitas, repete-se o processo ao fim de dois ou três dias.
----------------------------------------------------------------------------------------
Sites utilizados:
http://adoravelnaturologia.blogspot.com/2010/06/malva-com-excelente-poder-anti.html
http://abecedariovegetal.wordpress.com/category/cominho/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maca/maca.php
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHEcvZ9I_WOcl3HmdnIPmmAcidZIoBLelcZhBaTWGr9b8pLPOnuKjOS02MVZW0i3Tv_Fyy5Cv_ZWIRiaVJMvhudV0G5_87cuQ7a4BEOcQ0t97hoYTsTgKENMT_4BXmesm8DT6jiRt6V0FT/s1600/castanheiro-castanhas.jpg
http://www.corposaudavel.net/beneficios-da-abobora/
Sem comentários:
Enviar um comentário