segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Acupunctura

História da Acupunctura:
 
A acupunctura é a parte da Medicina Tradicional Chinesa, cuja origem remonta cerca de 3000 anos a.C. e provém do conhecimento dos sábios da Antiga China. 
Esta terapia foi introduzida na Europa no século XVI, pelos missionários Jesuítas ao qual chamaram acupunctura e que significa punção através das agulhas.
 
Como funciona a Acupunctura?  
 
Um profissional, utilizará um diagnóstico especifico (interrogatório, exame da língua e da pele, análise do tom de voz e palpação dos pulsos chineses, etc.) para seguir um conjunto de regras que visa a selecção perfeita dos pontos de acupunctura.
Através do uso de finíssimas agulhas nesses pontos seleccionados, consegue-se restabelecer o fluxo energético que circula nos meridianos e promover a harmonia energética, o que equivale a saúde.
A acupunctura também interfere nos níveis de produção e secreção de várias hormonas, explicando assim a sua aplicação com sucesso em patologias tão diversas como: depressão, stress, dor ou até mesmo o reforço do sistema imunitário.

Quantos pontos temos e como se localizam?


Dos 670 pontos de acupunctura mais utilizados, 361 situam-se nos 14 meridianos principais. Para localiza-los utilizam-se mapas anatómicos de acupunctura e com a ajuda de equipamentos electrónicos consegue-se a exactidão do local. A experiência de um acupunctor, permite detectar facilmente qualquer ponto sem ajuda de instrumentos electrónicos. 

A Acupunctura dói ou corre-se algum risco?


A Acupunctura não dói se esta técnica é exercida por um profissional qualificado e devidamente credenciado e  devido a serem utilizadas agulhas tão finas quanto os nossos cabelos.


Quanto às agulhas estas deverão ser sempre descartáveis (uma só utilização), evitando assim qualquer possibilidade de contágio ou de proliferação de doenças.

Quantas agulhas são utilizadas em cada tratamento?          

Depende da patologia a tratar, por norma utiliza-se menos de 18 agulhas por tratamento, muitas agulhas não melhoram a eficácia do tratamento, mas sim a boa selecção dos pontos de acordo com um bom diagnóstico.
Pode-se fazer acupunctura sem agulhas?


A palavra acupunctura como o nome indica (acus=agulha; punctura=punção) designa picada ou punção com agulha. Ou seja a acupunctura é feita com agulhas, no entanto o acupunctor pode achar conveniente utilizar outros processos para estimular os pontos como por exemplo o raio-laser, moxabustão (através de calor) ou a simples pressão com os dedos, no entanto a agulha é o meio mais preciso e eficaz para estimular os pontos. 

Quantos tratamentos são necessários?

Nos casos crónicos, são necessárias no mínimo 10 sessões, enquanto que em situações agudas 2 a 5 tratamentos são suficientes. 

Quanto tempo demora um tratamento de Acupunctura?
Em média o tratamento demora entre 40 a 50 minutos, apesar das agulhas permanecerem no corpo cerca de 20 minutos, os tratamentos mais demorados são os que tratam a celulite e gorduras localizadas.


Lista das principais doenças que a acupunctura trata http://acupunctura.org/acupuntura.htm:

Lista das principais doenças que a acupunctura trata e divulgada pela
Organização Mundial de Saúde
(Bannerman R H 1979 Acupuncture: the WHO View. World Health, December, p27-28)

Doenças do Sistema Respiratório:
Sinusite aguda
Rinite aguda
Resfriado comum
Amigdalite aguda
Infecções broncopulmonares:
Bronquite aguda
Asma brônquica
Doenças Oftalmológicas:
Conjuntivite aguda
Retinite central
Miopia (em crianças)
Catarata (sem complicação)
     
Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos:
Cefaleias
Enxaqueca
Neuralgia do trigémeo
Paralisia facial
Paralisia pós AVC
Neuropatia periférica
Paralisia causada por poliomielite
Síndroma de Menière
Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária
Enurese nocturna
Neuralgia intercostal
Periarterite escápulo-umeral
Epicondilite lateral
Ciática
Lombalgia
Artrite reumatóide.
Distúrbios Gastrointestinais:
Espasmos do esófago e cárdia
Soluços
Gastroptose
Gastrite aguda e crónica
Hiperacidez gástrica
Úlcera duodenal crónica
Colites agudas e crónicas
Disenteria bacteriana aguda
Obstipação
Diarreia
Íleo paralítico
Distúrbios da cavidade bucal:
Odontalgia
Dor pós extracção dental
Gengivites
Faringites agudas e crónicas:
     



 


















Sem comentários:

Enviar um comentário