segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Medicina Alternativa apresenta muitas variantes, duas delas são a Aromaterapia e a Cromoterapia.
Aromaterapia
A Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.

É um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é usualmente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas doenças e desequilíbrios. Esta deve ser, mesmo assim, empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contra-indicações, além de quais as dosagens melhores para o seu uso.


De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial que pode ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das doenças e do indivíduo.
Os óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios activos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferentes em relação ao aroma, à cor e à densidade. Estes podem ser utilizados sobre a pele através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, etc.

A Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. É utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egipto antigo, Índia, Grécia e China.
Significado das várias cores do espectro solar
Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. No século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.
Actualmente a  cromoterapia utiliza a tecnologia, e é baseada nas sete cores do espectro solar. 




A Cromoterapia também é muito usada no Japão e é praticada pelos japoneses desde 1999.

MEDICINA TRADICIONAL
Medicina Tradicional
Utilizada desde a antiguidade, visto noutros tempos as pessoas não procurarem médicos quando se sentiam doentes, mas sim utilizarem os seus próprios métodos para curar certas doenças. As plantas medicinais tiveram assim um papel importante no tratamento e na prevenção de algumas doenças. Mas, com o passar do tempo, muitas espécies foram esquecidas ou mesmo trocadas por remédios.
É então bom relembrar as propriedades e aplicações das plantas que estão disponíveis na Natureza.  
 
    CABELO - As raparigas para fazerem crescer o cabelo entalavam uma madeixa numa cana em crescimento.

    CONSTIPAÇÃO - Comiam alho, ingerindo chá de sabugueiro ou uma  bebedeira de vinho quente com mel, ao deitar.

    DOR DE BARRIGA - Quando as crianças se queixavam de dor de barriga untavam-na com azeite quente

    CIÁTICA - É uma doença rebelde que começa na nádega e se estende dolorosamente pela perna. Além do uso de panos quentes, pomadas e fricções, comiam alho descascado em jejum durante nove dias.

    CRAVO - Nesta pequena excrescência que se forma na pele da cara ou das mãos faziam-lhe sangue e deitavam-lhe leite de figos.


Esta informação foi um testemunho que recolhi na minha família.